segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Cientistas fazem bioplástico de folhas do Pinheiro

A era dos plásticos renováveis ​​parece estar cada vez mais se cristalizando. Cientistas da Universidade de Bath, desenvolveram um processo para a fabricação de plástico renovável a partir de um produto químico chamado pineno encontrado na folhas do pinheiro.O avanço é considerado significativo para os cientistas que estão ligados ao Centro de Tecnologias Químicas Sustentáveis ​​(CSCT) que procuram substituir os plásticos atuais feitos a partir de petróleo que é insustentável. A pesquisa está em uma fase inicial e eles fizeram alguns gramas, mas a esperança está em aumentar as quantidades.
"Nós não estamos falando sobre transformar árvores de Natal antigas em plásticos, mas sim usando resíduos de uma indústria que de outra forma seria jogado fora, e transformá-lo em algo útil", explicou Helena Quilter, pesquisadora do Centro de Tecnologias Químicas Sustentáveis. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Polymer Chemistry.

Substituição viável

Plásticos degradáveis, feitos de ácido polilático (PLA) derivado de milho e cana-de-açúcar ganha flexibilidade pela mistura com um polímero chamado caprolactona, que se origina do petróleo bruto. No entanto, isso não é sustentável. No novo cenário,o pineno é transformado em um polímero de borracha e pode substituir o caprolactona e emergir como uma alternativa eco-friendly para petroquímicos. Combinando o polímero pineno com PLA, 100 por cento de plástico sustentável que é utilizável em embalagens de alimentos e sacolas de plástico pode ser criado.

Foco em outras fontes sustentáveis

A melhor parte do projeto é o esforço em fazer plástico de fontes sustentáveis ​​em uma grande diferença para a conservação do meio ambiente. "Isso reduz a nossa dependência de combustíveis fósseis e fornece uma matéria-prima renovável que tem o potencial de revolucionar a indústria química", observou o professor Matthew Davidson, que é o diretor do CSCT. Os pesquisadores da Universidade de Bath estão esperando uma ampla gama de aplicações para o plástico renovável, incluindo implantes médicos. Segundo eles, os esforços são para produzir outros terpenos, incluindo limoneno de laranja para substituir petroquímicos em muitos produtos como plásticos e produtos farmacêuticos.


0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More