domingo, 25 de março de 2012

Projeto de Lei proíbe uso de copos de plásticos em Cuibá

Preservar o meio ambiente através de ações que visam reduzir o impacto ambiental é proposta do vereador de Cuiabá Washington Barbosa (PRB), que deve ser apresentado na próxima semana. O projeto de lei exige no âmbito dos poderes executivo e legislativo e seus órgãos a utilização de copos descartáveis de material biodegradável ou canecas.O parlamentar lembra que os copos descartáveis são mais usados nas empresas e em órgãos públicos, e muitas vezes passam despercebidos, atacando a natureza de forma violenta. 
“Muitas vezes a pessoa faz uso do copo uma única vez e já o descarta, mas quantas vezes essa mesma pessoa toma água por dia?”, lembra o republicano.Feitos de produtos químicos, de acordo com a justificativa, os copos plásticos quando utilizados com bebidas quentes, como café ou chá, levam à composição para o corpo. Por serem tóxicos, muitas vezes eles atuam inclusive como hormônios femininos, podendo desencadear em longo prazo, infertilidade masculina, diabetes, hiperatividade, câncer, entre outras doenças.“Infelizmente os catadores não se interessam por coleta-los e comercializa-los devido o preço, muito baixo”. 
O vereador explica que o objetivo da lei na capital Cuiabá, é reduzir a agressão ao meio ambiente e, despertar a consciência ambiental que é urgente e precisa da união de todos.Os órgãos que não se adequarem à lei deverão sofrer sanções, dentre elas, notificações e multas. Para em seguida, ser destinada ao Fundo Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (FUNDUR) e investidos em campanhas educativas de orientação. 


 Fonte: http://www.odocumento.com.br

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More