quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Embrapa promove simpósio sobre uso de tortas de pinhão-manso e mamona na produção de bioplásticos

A Embrapa Agroenergia realizará o Simpósio de Destoxificação e Aproveitamento das Tortas de Pinhão-manso e Mamona, de 7 a 8 de março, em Brasília. A torta é a biomassa que sobra do esmagamento dos grãos dessas duas plantas para a extração do óleo, que vem sendo estudado como matéria-prima para a produção de biodiesel. Em culturas como a soja, esse material é empregado principalmente na alimentação animal e tem valor de mercado maior do que o do óleo. Muitas vezes, é a venda da torta (na foram de farelo) que viabiliza toda a cadeia produtiva.
No caso da mamona e do pinhão-manso, há substâncias tóxicas como ricina, curcina e ésteres de forbol em suas tortas. Para que estas possam ser utilizadas na alimentação animal, pesquisadores da Embrapa e outras instituições estão estudando processos para destoxificá-las. Atualmente, as tortas dessas duas culturas são utilizadas como fertilizantes. O problema é que o valor desse produto é muito baixo, se comparado com o das rações. Por isso o investimento em pesquisas para eliminar sua toxidez.
Uma segunda frente das pesquisas é o desenvolvimento de formas de aproveitar as tortas. O pesquisador da Embrapa Agroenergia Clenilson Rodrigues, coordenador do Simpósio, conta que uma das possibilidades estudada é o emprego desse material na fabricação de bio catalisadores, bioplásticos, além de outros produtos de alto valor agregado.
O objetivo do Simpósio é “reunir os profissionais que trabalham com esses temas, tanto destoxificação quanto aproveitamento, para discutir os avanços da pesquisa e as alternativas para o uso desses materiais”, explica Rodrigues. A programação está dividida em quatro grandes temas: considerações do setor produtivo e aspectos de melhoramento genético das culturas; processos tecnológicos e biotecnológicos de destoxificação; controle de qualidade e estratégias de agregação de valor.


Fonte: http://www.sonoticias.com.br

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More