quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Supermercados capixabas não utilizarão sacolas plásticas comuns a partir de julho

A partir de julho de 2011 os supermercados capixabas não utilizarão mais sacolas plásticas. Um Termo de Compromisso para substituir o uso de sacolas plásticas tradicionais por biodegradáveis e retornáveis foi assinado nesta quarta-feira (22) entre Ministério Público Estadual (MPES), Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), a Associação Comunitária do Espírito Santo (Aces) e as associações de moradores da Enseada do Suá, Ilha do Boi e Mata da Praia.Desta maneira, a partir do momento em que a medida entrar em prática o consumidor deverás levar suas próprias sacolas quando for às compras. Ou ainda comprar biodegradáveis e retornáveis nos supermercados.
As discussões para a implementação do TC iniciaram-se em agosto de 2010, quando foi ministrada palestra do Grupo Pão de Açúcar (GPA), na qual foram apresentados os programas de gestão sustentável dos supermercados. A partir desse evento, a Acaps apresentou um cronograma de ações ao MPES para implementar políticas sustentáveis nas redes do Estado. O órgão pretende também acordar com a Acaps os caixas verdes, pontos de coleta de resíduos e o controle do uso de agrotóxicos.
Segundo a Associação, as sacolas terão formato padrão e custarão um valor de R$ 0,20 (as biodegradáveis - que se deterioram em três meses) até R$2,00 as retornáveis. Os supermercados iniciarão o ano de 2011 em campanha para a conscientização da população com distribuição das retornáveis. Segundo o presidente da Acaps Waldês Calvi, será uma forma de incentivar os consumidores a utilizarem os produtos.



Fonte: http://www.eshoje.com.br

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More