domingo, 29 de agosto de 2010

Apoio político a produção de bioplástico

De acordo com um relatório da "European Bioplastics Association", a associação européia que representa os fabricantes, transformadores e usuários de bioplásticos e polímeros biodegradáveis (BDP) e seus produtos derivados, que é intitulado "Relatório da Reunião de 15 de julho de 2010, em Bruxelas" o Conselho Europeu, juntamente com a Comissão Européia e o Parlamento Europeu, aprovou uma abordagem holística, estratégica para orientar a política da UE na próxima década: "Europa 2020 - Uma Estratégia Européia para o crescimento sustentável”. Esta é uma iniciativa para alavancar a "bio-economia" O conceito é visto como um elemento-chave para alcançar os objetivos políticos diferentes das decisões políticas da União Européia: emprego, de crescimento, proteção do clima, a inovação, a solução para a finitude da matéria-prima industrial e uma política de agricultura sustentável.
Em 15 de julho de 2010, especialistas da indústria se reuniram em Bruxelas para discutir a possível evolução dos mercados para os produtos de base biológica, com ou sem a aplicação de medidas políticas. O objetivo era elaborar uma posição comum perante a Comissão Européia na definição de objetivos ambiciosos, mas realistas e indicativos para as diferentes categorias de produtos bio-baseados, tais como biolubricantes e biopolímeros. A associação contribuiu ativamente para o debate com uma carta à Comissão e desenvolveu uma previsão para o mercado com base em pesquisas de mercado disponíveis e os conhecimentos dos seus membros para a entrada na estratégia "Europa 2020".A Associação Européia de bioplásticos estima que o potencial de mercado para 2020 dos bioplásticos será 3 vezes maior, se as medidas de apoio efetivo as políticas forem postas em prática. Especificamente, ela estima que 770 mil toneladas de bioplásticos serão produzidas, sem apoio político e 2.550.000 toneladas, com medidas de apoio político. Neste último caso, representam um aumento da quota do mercado de bioplásticos a partir do seu atual 0,5% para 5% dentro de dez anos.



Fonte:www.european-bioplastics.org
Tradução e Pesquisa:Bioplstic News

1 comentários:

Decio,
Estou iniciando um processo de comercialização de orgânicos, e encontrando enorme dificuldade em localizar fornecedores de embalagens plásticas oxibiodegradáveis, ou assemelhadas, para acondicionar alguns dos produtos, como verduras e legumes. Você trata da questão das embalagens sustentáveis em seu blog, e lhe pergunto se teria alguma indicação que pudesse me ajudar nesse processo. Muito obrigado.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More