quarta-feira, 24 de março de 2010

Os bioplásticos estão prontos para a sua festa de debutante?


O potencial e a necessidade de alternativas de plástico tornaram-se mais aguda na última década. O Conselho de Bioplástico - SPI - antecipa que o mercado do bioplástico vai ultrapassar US $ 1 bilhão até 2012. Hoje é metade disso. A BASF,a gigante química alemã, estima que os produtos de base biológica já respondem por cerca de US $ 470 milhões em vendas .
Os cientistas também inventam novas técnicas para reduzir os custos. A Opxbio, por exemplo, tem um microorganismo geneticamente modificado para secretar ácido acrílico, um precursor do polímero absorvente em fraldas de bebê. Enquanto isso, a Cereplast produz bioplásticos de forma mais tradicional, com temperaturas relativamente baixas para economizar energia. Depois há os recicladores de bioplástico como a Axion International.
Ainda assim,o bioplástico permanece "um setor que ainda não está maduro, mas irá crescer rapidamente nos próximos anos", diz Frederic Scheer, CEO da Cereplast e um dos chamados "Padrinho do bioplásticos".
Os legisladores estão estimulando o mercado. França, Alemanha e Itália estão tentando eliminar progressivamente sacos de polietileno e de outras regiões estão a atacando o isopor. Atualmente, o setor de bioplásticos é liderado pela Europa, com o Japão em segundo lugar (muito ativo na embalagem de bioplástico), seguido pelos E.U.A.


Tradução e Pesquisa: Bioplastic News

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More