terça-feira, 9 de março de 2010

IBM está à procura de diversificação com bioplástico

A notícia é surpreendente, ou pelo menos intrigante: a IBM anuncia que desenvolveu um plástico biodegradável, em parceria com a Universidade Stanford da Califórnia. Em comunicado, a Big Blue se refere a "uma nova abordagem no uso de materiais orgânicos que possam conduzir a moléculas biodegradáveis, feitos a partir de recursos renováveis".
A empresa não especifica a matéria-prima utilizada para tais aplicações industriais. De qualquer forma, a Big Blue não descobriu a pólvora verde. O desenvolvimento de produtos de plástico biodegradável já é uma realidade. Milho, trigo e outras plantas como batata atualmente estão sendo muito valorizadas pela química verde. Em alguns casos, os bioplásticos são produzidos diretamente a partir de plantas, mas também pode se usar a fécula de batata e outros cereais, para um processo de biodegradação. O bioplástico, como e quanto a sua utilização torna-se mais difundida, não deixará de despertar polêmica similar à causada pelo aumento dos biocombustíveis. Na verdade, o uso de grandes quantidades de plantas para uma quantidade limitada de produtos, corre o risco de competir com a agricultura de alimentos, se não tiver uma política clara e ecologicamente correta.
Atualmente, já existem sacos de bioplástico, pratos, copos, etc. Pode-se perguntar se a IBM não tem a intenção de fabricar um PC biodegradável. A indústria de computadores é altamente poluente e gera inúmeros resíduos para a natureza. Nos Estados Unidos em 2007, sessenta milhões de computadores foram descartados, e os corpos de plástico começaram a criar um coquetel tóxico com uma mistura de pelo menos uma centena de substâncias.
A empresa Start-Up localizada no Tarn, Ashelva, desenvolveu um PC ecologicamente correto onde a carcaça foi projetada para ter 100% de plástico biodegradável. Esta jovem empresa tem traçado o seu caminho para o desenvolvimento sustentável uma vez que os compradores de computadores pessoais, depois de dois ou três anos de uso, são convidados a doar a entidades assistenciais estes PC antigos.
Ainda assim, a IBM está cada vez mais interessados em questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Em 11 de Fevereiro, a Big Blue anunciou o desenvolvimento de uma célula solar destina-se a "produzir mais eletricidade a baixo custo."



Tradução e Pesquisa:Bioplastic News

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More