sábado, 21 de novembro de 2009

Empresa alemão vende “madeira líquida”


Dois cientistas alemães (Juergen Pfitzer e Helmut Naegele) inventaram a “madeira líquida,” que tem o potencial de conservar o combustível fóssil e os recursos naturais significativamente. Os cientistas encontraram na lignina, um ingrediente chave da madeira, que pode “ser transformado” em um bioplástico. A Lignina, combinada com resinas, e outras fibras naturais dá forma a uma massa que possa ser processada como todo o outro material termoplástico. O bioplástico pode ser moldado através de máquinas da injeção, é durável além de ser super preciso quando moldado. O bioplástico foi chamado de Arboform (arbor é o nome Latin para a árvore).
Esta “madeira líquida” tem um grande potencial ambiental: Arboform degrada como a madeira (em dióxido carbono, água e humus ), e seus inventores dizem que nenhuma árvore necessita ser derrubada para produzir Arboform.
O cientista reivindica que a lignina poderia substituir milhões dos tambores de petróleo usados para fazer plásticos tradicionais. “Usando-se a lignina, nós poderíamos substituir um quarto da produção plástica do mundo,” disse Pfitzer.
Com esse potencial na mente,os cientistas d fundaram em 1998 a Tecnaro, uma companhia para desenvolver comercialmente o Arboform. Baseada no estado de Baden-Wuerttemberg (Alemanha),a Tecnaro começou com dois empregados. A empresa possui hoje 14 empregados, resistindo as ofertas das grandes companhias químicas, entre 2005 e 2009, quintuplicou suas vendas. Em 2010,a Tecnaro irá produzir 275 toneladas de Arboform e diversos outros polímeros biodegradáveis e renováveis desenvolvidos em anos passados. A Technaro tem no presente, uma capacidade de 5.000 toneladas de produção anual.
Diversos produtos feitos de Arboform foram revelados, incluindo brinquedos para bebê, carcaças para relógios, instrumentos musicais (o Arboform tem como a madeira qualidades acústicas), pinos para golf que degradam no curso das partidas etc....A empresa italiana de sapatos Sergio Rossi (parte do grupo de Gucci) lançou recentemente um sapato para mulheres ecologicamente correto com uma sola e salto feito de Arboform.
Pfitzer admite que foi muito duro penetrar no mercado alemão dos plásticos, principalmente porque precisa de muito tempo para um produto ser aprovado. Quando Arboform puder ser colorido, o bioplástico não será somente branco ou transparente. Mas há mercados em que o Arboform poderá ser muito utilizado: a Tecnaro está depositando especificamente suas fichas no setor automobilístico. O bioplástico é parecido como a madeira mas empresta umas possibilidades muito maiores para os projetos.

A Tecnaro tem participado recentemente em cooperações para desenvolver materiais interiores elaborados com o Arboform com a Daimler, a Takata-Petri, a Bosch e a Fischer automotrizes. Como em cada produto novo, fixar o preço é a chave. Quando os plásticos regulares custam entre 70 centavos a $3.20 por libra, o preço para oArboform começa por $1.70 por libra. Se o preço do petróleo continuar a subir, então o Arboform pôde mesmo ser um dia mais barato. Seu Tag de preço ambiental é já duro de bater.


0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More