terça-feira, 17 de novembro de 2009

Bioplásticos:uma alternativa para os plásticos petróleo baseados


O bioplástico é uma das grandes esperanças para a humanidade. Criado a partir de sustâncias vegetais, tem a ventagem de ser biodegradavel e é, por tanto, uma alternativa sustentavel ao plástico derivado de combustiveis fósseis que utilizamos agora e que provoca o colapso nos sistemas de tratamentos de residuos.
O bioplástico é um polímero fabricado a partir de matérias-primas naturais (como amido, celulose, cereais, óleo de soja, fécula, etc.), que são processadas por organismos vivos (fungos, bactérias e algas), e não produz contaminação em sua produção, porque é biodegradavel.
Tem a mesma resistência e rigidez do plástico normal, podendo se usar em embalages e envases (em alguns países da Europa se utiliza como material para embalagem/envoltura de produtos alimenticios), em garrafas, espumas, e produtos higiênicos. Outros usos importantes se está començando a dar na electrônica e telefonia móvel: Mitsubishi e Sony lançaram no Japão uma carcaça para Walkman feita com plásticos biodegradaveis. A Motorola criou uma tampa para seus telefones móveis que podem ser recicladas mediante a técnica de compostagem. Diversas empresas como Pioneer, Sanyo e Sony estão desenvolvendo discos de armazenamento e a Fujitsu, Hewlett-Packard e NEC carcaças de calculadoras a partir de diversos materiais bioplásticos. Outra novidade na área onde os bioplásticos estão sendo importantes é na biomédica: a engenharia de tecidos (que fabrica tecidos humanos a partir de materiais biodegradaveis) abre a esperança a futuras produções de órgãos para substituições. Os cientistas que trabalham nsta área estão conscientes de que faltam ainda décadas para que se possam criar figados, rins e corações, mas algumas aplicações como placas e parafusos biodegradaveis ja estão sendo empregados na atualidade em cirurgias de ossos.


0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More