domingo, 24 de maio de 2009

O uso de bioplástico no mundo esta crescendo

Sacolas de compra, utensílios de comida rápida, e sacos do lixo que decompõe depois de usado: o bioplástico não é somente a favor do meio ambiente, mas pode igualmente ser economicamente vantajoso. Melhoram a imagem, seu consumo cresce apesar da crise econômica, e são práticos mesmo sem um impulso no preço do petróleo. O Ceresana Research' apresenta um novo estudo de mercado informando sobre estes materiais. As expectativas para o bioplástico são grandes: uma imagem melhor para os plásticos, independência dos produtos petrolíferos, soluções para os problemas dos resíduos, contribuições para a proteção ambiental, assim como uma fonte de renda nova para o setor agrícola. Entretanto, as características e os potenciais do bioplástico variam substancialmente, há uma alta demanda para a informação.
A concorrência crescente com os petroquímicos
Os plásticos elaborados de materiais renováveis e de polímeros biodegradáveis estão alcançando ràpidamente o topo. O Bioplástico já é imbatível em determinadas aplicações especiais, por exemplo, nos implantes médicos, ou em películas compostaveis para cobertura das raízes das plantas na agricultura. Em conseqüência dos notáveis avanços durante o processo de desenvolvimento, o bioplástico é cada vez mais capaz de substituir os polímeros comuns, do tipo padrão e cada vez mais é usado em produtos diários.
Cada vez mais o bioplástico é utilizado no cotidiano
Os materiais de empacotamento constituem a área de aplicação mais importante para o bioplástico; por exemplo, materiais de enchimento que são utilizados em grandes quantidades. Os supermercados estão cada vez mais oferecendo sacos de compra compostavel. Entretanto, as maiores taxas de crescimento para a aplicação do bioplástico, são consideradas nas indústrias automotrizes e de eletrônica,tendo muito uso nos consoles ou nos celulares. Durante os últimos oito anos, o consumo de plásticos biodegradáveis baseados no amido, no açúcar, e na celulose (até agora as matérias-primas mais importantes) aumentou 600%. Os plásticos amidos baseado dominam atualmente na Europa, e o ácido poliláctico tem um grande potencial.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More