sábado, 11 de abril de 2009

O di-n-octilftalato: Plastificante utilizado na produção de plástico petróleo baseado


O di-n-octilftalato, conhecido também como dioctil ftalato é um líquido oleoso, incolor sem odor. Não se evapora facilmente. Não há nenhuma evidencia que indique que o di-n-octilftalato ocorre naturalmente no meio ambiente. o di-n-octilftalato é manufaturado para numerosos usos. Usa-se comumente no fabrico de plástico petróleo baseado para dar-lhes maleabilidade e flexibilidade. Estes plásticos se usam em diversos produtos tais como: pisos, carpetes, revestimentos de computadores etc...Uma vez que é liberado no meio ambiente, o di-n-octilftalato se aderirá fortemente ao solo, aos sedimentos e as partículas de poeira. Se liberado na atmosfera, a chuva e as partículas de poeira podem levar ao solo as águas superficiais. Pequenas quantidades deste composto pedem acumular-se em animais aquáticos tais como peixes e ostras.
A Agência de Proteção ao Meio Ambiente dos E.U.A identifica os locais de deposição de produtos perigosos mais sérios no país. A APMA coloca os locais em uma Lista de Prioridades Nacionais (NPL). O di-n-octilftalato é encontrado em pelo menos 300 dos 1,416 locais atualmente listados no NPL e os que formaram parte da NPL no passado. No entanto o número total de locais da NPL que se tem analisado esta substancia não se conhece, o número de locais que se encontre di-n-octilftalato pode aumentar à medida que se busquem mais locais. Esta informação é importante porque estes locais podem constituir fontes de exposição, e a exposição a esta substância pode prejudicar os seres humanos e outros animais.Quando uma substancia se libera desde uma área extensa, por exemplo, desde uma planta industrial, desde um recipiente como um barril, a substancia entra no meio ambiente. Esta liberação nem sempre conduz a exposição. Você pode expor-se a uma substancia somente quando entra em contato com esta, ao inalar, comer ou beber a substância, ou por contato com a pele.
Há muitos fatores que determinam se a exposição ao di-n-octilftalato o prejudicará. Estes fatores incluem as doses (a quantidade), a duração (por quanto tempo) e a maneira como entrou em contato com esta substancia. Também se devem considerar as outras substancias químicas que você está exposto, sua idade, sexo, dieta, características pessoais, estilo de vida e condição de saúde.Não se tem uma definição se o di-n-ocftalato seja uma substância cancerígena, no entanto, os últimos estudos realizados demonstram que está substância prejudica a fertilidade dos ratos machos, neste sentido, obviamente o seu uso deverá ser combatido, haja vista, que a saúde dos seres vivos deste planeta deve estar em primeiro lugar.


0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More