terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Que é a diferença entre degradavel e biodegradável?

A degradação é um processo por meio dos quais as moléculas muito grandes se quebram em moléculas ou em fragmentos menores. Normalmente, o oxigênio é incorporado nestes fragmentos moleculares. Tipicamente, as películas plásticas fortes, resistentes tornam-se fracas e frágeis em conseqüência da degradação oxidante. Este resultado é porque as moléculas destas películas ficam muito menores. A degradação pode ser causada (iniciado) pelo calor, ou pela exposição à luz UV e é realçada pelo esforço mecânico.
Plástico Degradável: um plástico submete-se a uma mudança significativa em sua estrutura química sob circunstâncias ambientais específicas tendo por resultado a perda de algumas propriedades que podem variar dependendo dos métodos padrão de teste aplicado ao plástico e também o período de tempo de aplicação que determina sua classificação.” [ASTM D883-99] - Sociedade Americana para Teste de Materiais. A biodegradação é o processo onde os micro-organismos (tais como as bactérias, os fungos ou as algas) convertem materiais na biomassa, em dióxido de carbono e água. A biomassa é um termo geral usado para se referir ao conjunto de micro-organismos que estão usando o material base como uma fonte de carbono para crescer.
Plástico biodegradável: É um plástico onde a degradação é conduzida pela ação de micro-organismos naturais tais como as bactérias, os fungos, e as algas. [ASTM D883-99] Há duas diferenças preliminares entre o degradável e o biodegradável.Além do fato de que os plásticos biodegradáveis devem essencialmente ser provenientes de fontes renováveis.Primeiramente, o calor, a umidade e/ou a exposição a raios UV causam mais frequentemente a degradação de um produto degradável, visto que os micro-organismos degradam um produto biodegradável. Em segundo lugar, os produtos degradáveis tendem demorar muito tempo para dividir o dióxido de carbono, na biomassa e na água. Quando os plásticos degradáveis dividem-se em moléculas menores, eventualmente será pequeno o bastante para serem consumidos por micro-organismos e é assim que a biodegradação ocorre. Essencialmente então, todas as películas degradaveis biodegradarão eventualmente, mas em velocidades muito diferentes.

2 comentários:

Encontrei seu blog no Google pesquisando biodegradável. Gostei, estou seguindo e passando para frente.
Se quiser me visitar também, fique à vontade.
Obrigada pelas informações.
Turquezza.

O link abaixo tem informações bem interessantes sobre a diferença entre degradável e biodegradável:

http://green-plastics.net/posts/85/the-difference-between-degradable-biodegradable-and-compostable/

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More